Lideranças bem-sucedidas investem 90% de seu tempo e energia na busca de soluções e 10% na identificação e discussão de problemas. Não ignoram falhas e fraquezas, mas sabem que o bom andamento do negócio depende da motivação de seu pessoal, que se alimenta com reconhecimento sincero, e não com crítica.
Reconhecer o trabalho bem feito é fundamental para manter as pessoas motivadas. Os empregados que se destacam devem receber um elogio especial. Dessa forma, se sentirão estimulados a repetir aquele tipo de comportamento. O elogio bem feito é aquele em que você manifesta sua satisfação com o comportamento eficaz e explica exatamente o porquê daquele elogio.
Reconhecer o trabalho bem feito é fundamental para manter as pessoas motivadas. Os empregados que se destacam devem receber um elogio especial. Dessa forma, se sentirão estimulados a repetir aquele tipo de comportamento. O elogio bem feito é aquele em que você manifesta sua satisfação com o comportamento eficaz e explica exatamente o porquê daquele elogio.
CUIDADO : que está errado e desmotiva, o elogio foca no que funciona, dá bons resultados e fortalece as equipes. Por isso, a regra de elogiar antes de mostrar o que pode ser melhorado representa um antídoto para a tentação de criticar. Quando o líder perceber um comportamento inadequado em sua equipe, deve ter a serenidade para estudar a melhor forma de estimular uma atitude positiva, em vez de supervalorizar o erro.
A melhor maneira de combater as falhas é motivar comportamentos de excelência. Isso se faz por meio de reconhecimento, recompensa e comemoração.
Adaptação do texto de Ômar Souki, Ph.D. em comunicação pela Ohio University, publicado na Revista Liderança
Adaptação do texto de Ômar Souki, Ph.D. em comunicação pela Ohio University, publicado na Revista Liderança
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