Elogio: um aliado da motivação

Lideranças bem-sucedidas investem 90% de seu tempo e energia na busca de soluções e 10% na identificação e discussão de problemas. Não ignoram falhas e fraquezas, mas sabem que o bom andamento do negócio depende da motivação de seu pessoal, que se alimenta com reconhecimento sincero, e não com crítica.
Reconhecer o trabalho bem feito é fundamental para manter as pessoas motivadas. Os empregados que se destacam devem receber um elogio especial. Dessa forma, se sentirão estimulados a repetir aquele tipo de comportamento. O elogio bem feito é aquele em que você manifesta sua satisfação com o comportamento eficaz e explica exatamente o porquê daquele elogio.
CUIDADO  : que está errado e desmotiva, o elogio foca no que funciona, dá bons resultados e fortalece as equipes. Por isso, a regra de elogiar antes de mostrar o que pode ser melhorado representa um antídoto para a tentação de criticar. Quando o líder perceber um comportamento inadequado em sua equipe, deve ter a serenidade para estudar a melhor forma de estimular uma atitude positiva, em vez de supervalorizar o erro.
A melhor maneira de combater as falhas é motivar comportamentos de excelência. Isso se faz por meio de reconhecimento, recompensa e comemoração.
Adaptação do texto de Ômar Souki, Ph.D. em comunicação pela Ohio University, publicado na Revista Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.