O gestor de pessoas e as organizações de aprendizagem

Diante de profundas mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, as empresas estão em busca de novos conhecimentos. Torna-se necessário um ambiente de aprendizagem onde a criatividade e inovação sejam requisitos essenciais para as organizações sobrevivam e prosperam em um mundo dinâmico e competitivo. Para isso, cabe ao gestor de pessoas promover e estimular mudanças que criem ambientes de aprendizagem onde as pessoas possam desenvolver e aplicar seus conhecimentos de forma a alcançarem seus objetivos trazendo benefícios a elas próprias, bem como relacionado a empresa.
Alguns pontos, segundo Peter Senge, autor do livro "A Quinta Disciplina" são importantes para promover a aprendizagem, são eles:
- Modelos mentais: Descarte de velhas formas de pensar, adotando novas maneiras de pesquisar, testar e melhorar a aprendizagem.
- Domínio pessoal: Possuir habilidades de criar e inovar continuamente.
- Sistemas de pensamentos: Pensar em termos de processos, padrões e inter-relações da organização com o ambiente.
- Visão compartilhada: Possuir visão comum e compartilhada no processo de criação
- Aprendizagem em equipe: Trabalhar em equipe de forma a compartilhar conhecimentos e experiências na busca da eficiência do processo.
Além disso, o gestor necessita possuir visão sistêmica para identificar e gerenciar o conhecimento aplicado a seus colaboradores de forma a reparar eventuais deficiências, definindo ações corretivas e preventivas que provoquem novos aprendizados. A aprendizagem contínua torna-se relevante, a fim de que novos conhecimentos possam ser constantemente adquiridos a equipe, incentivando novas maneiras de pensar e promover a troca de idéias (networking).
Nesse sentido, cabe as organizações investirem em seu capital humano, traçando planos de desenvolvimento e treinamento em educação, avaliando e buscando novas formas de aprendizagem, valorizando assim o profissional que faz parte de sua gestão, a fim de garantir as mudanças necessárias ao seu crescimento individual e organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.