O Desafio das Melhores

Veja como os gestores de RH das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar superam seus principais obstáculos

     Num cenário de escassez de talentos e de mão de obra especializada, o grande desafio das empresas que figuram no Guia VOCÊ S/AEXAME – As Melhores Empresas para Você Trabalhar 2008 é justamente treinar e desenvolver seus profissionais. Das 150 companhias classificadas na pesquisa deste ano, 21 disseram ter como principal entrave capacitar e desenvolver a equipe e outras 20 manifestaram preocupação em preparar os líderes e torna-los gestores de pessoas. Não é à toa que a categoria desenvolvimento, que revela o quanto a empresa investe na capacitação do pessoal, subiu mais de 15% em relação à pesquisa de 2007, reforçando a preocupação dos líderes de recursos humanos em formar seus próprios funcionários. Cerca de 95% das melhores empresas disseram adotar um modelo de educação corporativa para acelerar o desenvolvimento profissional e pessoal de seus empregados. O objetivo é suprir a falta de gente preparada no mercado e, ao mesmo tempo, usar os treinamentos como mecanismos de retenção. “Uma das certezas que temos é que precisamos formar profissionais em vez de ficar reclamando da crise de talentos”, diz Denise Cardoso, diretora de recursos humanos da Chemtech, empresa do grupo Siemens que presta serviços de engenharia e tecnologia, com sede no Rio de Janeiro.
     Nos últimos cinco anos, a Chemtech teve um crescimento vertiginoso. Dos 100 funcionários divididos entre os escritórios do Rio e de São Paulo, a empresa passou a ter 1 000 em seis estados. Para suportar esse aumento, a Chemtech investiu pesado em treinamento e concessão de bolsa de estudos, atingindo 5% do faturamento da empresa. Por meio do programa Trilha de Sucesso, a Chemtech seleciona nas universidades e treina estudantes e engenheiros recém formados, absorvendo parte deles na empresa. “Temos um curso deste quase todo fim de semana”, afirma Denise. “Só neste ano foram 150 contratações e mais de 500 alunos treinados.”
     Ter um time de líderes de primeira é também a preocupação da Algar, conglomerado que reúne 16 empresas em quatro segmentos (resorts, agronegócio, telecomunicações e serviços). “Esse é o grande calcanhar de Aquiles das empresas no Brasil e no mundo”, diz Cícero Domingos Penha, vice-presidente corporativo de talentos humanos da Algar. Ele compara o investimento na empresa ao de uma família na escola do filho. “O resultado não é imediato, mas, se o investimento não for feito, o resultado será desastroso.” No caso das empresas, pode leva-las à falência.
     Para não correr esse risco, a Algar não poupa dinheiro em desenvolvimento. Há dez anos, a empresa criou uma universidade corporativa, a Unialgar, na qual já investiu 28 milhões de reais na formação de seus empregados. Nesse período, mais 17 milhões de reais foram destinados a outros programas de capacitação e desenvolvimento. “Os cursos de graduação estão muito distantes da realidade das organizações”, diz Penha. “O currículo das escolas demoram a ser atualizados, enquanto as mudanças no mundo dos negócios ocorrem em minutos.” Coincidência ou não, nesses mesmos dez anos a empresa dobrou de tamanho e tem como meta repetir o feito nos próximos cinco anos. Daí a grande preocupação do grupo de treinar muito bem as lideranças. “É a atitude do líder que motiva ou desmotiva uma equipe”, acredita. Para isso, não basta ser apenas exímio conhecedor do negócio. “O líder hoje precisa ter conhecimento de psicologia, sociologia e outras ciências que estudam o comportamento humano”, diz. “Caso contrário, pode até ter um monte de seguidores, mas jamais conseguirá formar um time motivado e que traga bons resultados para a empresa.”
     A noção de time também impera nos braços financeiros do Grupo Votorantim. “Aqui não há lugar para estrelas solitárias”, diz Celso Marques, diretor de recursos humanos da Votorantim Finanças, que reúne o Banco Votorantim e a BV Financeira, ambas presentes no Guia. “Queremos ser uma grande constelação.” Saber trabalhar em equipe, segundo Marques, tem de ser a principal característica de quem almeja fazer carreira em uma das companhias do grupo, que também vê na liderança um importante canal de disseminação de valores. São os líderes que garantem a manutenção da identidade da organização, também um dos desafios mais citados pelas classificadas no Guia. No caso das empresas financeiras do grupo Votorantim, esses valores estão sintetizados no acróstico Sereu: solidez, ética, respeito, empreendedorismo e união. “Quando avaliamos o candidato já apresentamos os valores da organização”, diz Rosemary Deliberato, superintendente de RH da Votorantim Finanças. “A pessoa tem que refletir se o projeto profissional está alinhado com o que ela quer para a vida dela.”
     Se a contratação é bem feita, meio caminho andado para a companhia e para o profissional escreverem uma história de sucesso. “Buscamos pessoas empreendedoras, que acreditam no seu potencial, para trazer bons resultados para a empresa”, diz Marques. “A contrapartida a organização dá, seja em termos de desenvolvimento, seja em remuneração adequada.” Isso vale, é claro, para aquelas que sabem da importância de investir no time. No caso do Banco Votorantim e da BV Financeira, essa condição não é apenas discurso. Em 2007, as instituições contaram com quase 7 000 participações nos treinamentos e cursos oferecidos, entre MBAs, idiomas, graduação, pós-graduação, capacitação técnica e coaching. Este ano, o total será bem maior. “Somente no primeiro semestre, tivemos mais de 6 000 participações”, diz Marques. Uma via de mão dupla, todo esse trabalho certamente garantirá que a empresa suplante seu principal desafio: crescer sem perder a identidade.

NO FOCO DO RH
O ranking das 10 maiores preocupações das empresas do Guia, segundo seus principais executivos de recursos humanos:
1ª Capacitar e desenvolver a equipe
2ª Preparar os líderes e torna-los gestores de pessoas
3ª Reter talentos
4ª Atrair talentos
5ª Crescer sem perder a identidade
6ª Tornar o RH parceiro do negócio
7ª Contratar pessoas capacitadas
8ª Integrar políticas em todas as unidades
9ª Preservar o clima e a cultura
10ª Trabalhar a comunicação

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