O Processo de Motivação como incentivo à Inovação nas Organizações

O processo de motivação nos indivíduos dá-se de forma intrínseca, em que cada um desenvolve impulsos motivadores distintos em momentos diferentes, sendo estes importantes na maneira de encarar o trabalho e mesmo as suas maneiras de viver.
O panejamento estratégico e levantamentos frequentes de clima organizacional são e devem ser excelentes ferramentas de reorganização empresarial.O que distingue empresas inovadoras das demais é que aquelas valorizam o potencial e o conhecimento sublimado de seus colaboradores, transformando-os em competitividade empresarial e não em custos.
O trabalhador é uma fonte de inovações para a organização, porém para que inove é necessário que ele esteja plenamente motivado. Portanto, faz-se necessário que as empresas reavaliem seu comportamento em relação aos seus trabalhadores e visam criar um melhor ambiente de trabalho, proporcionando a liberdade de expressar ideias, compartilhar e propor soluções aos problemas comuns na empresa como um todo.Desta forma, o trabalhador sente-se auto realizado e com alto grau de envolvimento com a organização.
O processo de inovação tem que estar necessariamente aliado a políticas de estabilidade do trabalhador e a uma política de remuneração justa. Isto é, além do usual plano de cargos e salários, as empresas deveriam proporcionar aos trabalhadores um diferencial no sistema de pagamento de salários tradicional, ou seja, remuneração por resultado, vinculando-o ao desempenho, à produtividade e à qualidade dos resultados organizacionais, estimulando o trabalhador na busca da optimização do seu trabalho e nas metas que se propôs a alcançar em conjunto com a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.